Ele aplicava um decalque, silk-screen com tinta branca, que não saltava à vista quando a garrafa ficava vazia. Cheio do líquido negro da Coca, no entanto, o frasco tornava visível a mensagem. Com a manobra, não se rastreava a origem do escrito, nem se identificava seu autor. Mensagens como " yankees go home", informações censuradas na imprensa e denúncias de tortura circulavam de mão em mão, comercializadas pela própria Coca -Cola. (Fonte: Revista Língua Portuguesa-Agosto de 2013 nº94)
A mensagem na garrafa!
Foi o manifesto de um homem só. Em 1970, no auge do mais sangrento período militar, o artista plático Cildo Meireles criou o projeto Coca -Cola, parte de uma série de trabalhos intitulada Inserções em Circuitos Ideológicos. Num deles, tratava-se de gravar mensagens em garrafas de vidro, numa época em que os vasilhames retornavam as fábricas vazios para serem reutilizados depois.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário